Pular para o conteúdo principal

Marketing Miojo

Final de semana passada tive um debate interessante com outras profissionais da comunicação e uma das coisas em que concordamos é que os processos de campanhas de marketing como conhecíamos está acabando e com isso aumenta a exigência de um serviços de alta demanda, rápido e de altíssima qualidade, o que honestamente é humanamente impossível.

Onde foram parar os processos com prazos razoáveis, funções bem definidas e  humanização das marcas? Me pergunto: "afinal as empresas buscam fazer um marketing estratégico ou miojo?", frases como "faz um post rapidinho", ou, "é só uma arte simples", "isso minha sobrinha faz em 3 minutos!", nos mostra aspectos preocupantes para os profissionais da área de comunicação, a respeito da perspectiva e mentalidade de quem contrata esse serviço. 

Já ouvi que parte da culpa disso tudo é da IA, mas, não vejo dessa maneira. Até porque, a IA é uma ferramenta que se bem utilizada nos ajuda muito. Otimiza tempo e recursos.

Acredito que a migração dos comerciais para as redes sociais foi um dos principais fatores para que isso acontecesse, afinal, existe a ilusão referente a esses canais de comunicação de que são práticos, baratos e não precisa de mão de obra qualificada - afinal "minha sobrinha que é influencer pode fazer esse serviço para mim pela metade do preço!". Será mesmo? 

Não estou dizendo que essa migração deve ser cancelada, de forma alguma, apenas precisamos ter consciência de que um usuário pessoal não é a mesma coisa que um usuário comercial e que para o 2º o mesmo trabalho estratégico para desenvolver um banner ou um comercial de TV deve ser aplicado de maneira adequada ao seu canal ou mídia, claro. 

O Marketing Miojo tá em alta, mas, até onde entrega qualidade? Profissionais eternas "demandas incêndio", mas, o que interessa é a mão de obra barata. 

Perder o timing jamais, mesmo que o briefing tenha chegado ontem às 23:59 - exagero a parte sinto que estamos cada vez mais longe dos processos que continham prazos e ordem. 

"Para que 1 profissional especializado em cada função? Se eu posso contratar 1 que faz 5 e se não der conta ajuda para o ChatGPT..." 

Isso faz eu me questionar...

Você compra ou fornece estratégia ou apenas um miojo? 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outra vida eu serei a sua garota...

  Eu ouvi por ai que um "quase" ou "e se" dói mais do que um "não" concreto.  Os "quase's" e "e se's" são basicamente não's que achamos que talvez poderiam dar certo e o que dói é nunca da para cravar uma certeza nesses casos, é uma porta entreaberta com inúmeros entulhos obstruindo a passagem. É frustrante quando acreditamos em algo que poderia dar certo, mas, não deu. A sensação de perda é evidente e ter que olhar para a realidade é cruel. Uma vez eu me apaixonei por um menino quando estava no ensino médio, ele era o garoto dos meus sonhos, mas, na época eu já havia conhecido uma pessoa. Essa pessoa que estava me relacionando não era exatamente o que eu sonhava, mas, dizia que gostava de mim - em contrapartida me tratava como um objeto e até cometia atos de abuso - porém, eu estava cega a uma visão limitada baseada na minha baixa autoestima.   O garoto dos meus sonhos e eu rapidamente ficamos amigos, era óbvio que eu me se...

Como o medo de errar me sabota

Eu me saboto. Eu tenho medo de errar. E me saboto.  Eu sei o que fazer, onde procurar, tenho ideias pra dar e vender, sei a teoria de cor e salteado, mas, como faço para aplicar?  Ai é que são elas, a mente da branco e o corpo enrijece. Me torno uma criança dependente, mesmo capaz de tomar decisões.  Mas, eu sei tomar decisões! Se for necessário eu assumo o pato, eu faço o meu trabalho, mas, acho constantemente que não estou dando conta do recado. Se o dia tem 24h, o Deus do tempo que me perdoe porque todo dia o meu parece que tem 12h. Eu olho pra quem tem sucesso e me pergunto, como? Não por inveja, mas, curiosidade. Como parecem ser tão leves? É performance ou é verdade? De onde vem tanta coragem?  Talvez o erro seja meu, que de tanto medo de errar - erra tentando acertar...